Culturas da Horta: 2012

3 de maio de 2012

Propriedades Nutricionais do Morango

Propriedades Nutricionais do Morango

O morango é rico em vitamina C, concentra o dobro de quantidade encontrada, por exemplo, na laranja. Além de ter vitaminas, o morango é a fruta que mais contém substâncias que combatem o envelhecimento da pele. Além disso, pode ser um remédio contra o reumatismo. E mais: cada 100 gramas têm apenas 32 calorias. Ou seja, ele também é um prato cheio para quem está de dieta. Contém ácido elágico, que evita danos nas células e reduz a ameaça de tumores nos órgãos da digestão.
Tem também antocianina (o que dá cor à fruta), que age como antioxidante, prevenindo contra a arteriosclerose e o envelhecimento da pele.
Possui fibras,por isso, controlam o colesterol, ajudam o intestino a funcionar bem e afastam o risco de diabetes. Tem mais: fisetin, que melhora a memória, porque estimula o cérebro, fósforo, magnésio e potássio, um trio de nutrientes fundamental para manter o bom funcionamento do sistema nervoso. O morango contém ainda pectina, que previne o cancro da próstata e a prisão de ventre.
morangos
Para terminar, os morangos têm vitamina B5 (niacina), que protege contra reumatismo e problemas de pele, vitamina C, que fortalece os ossos, age contra infecções, cicatriza ferimentos e afasta gripes. Como fazer para não perder os nutrientes? Tente não picar: quanto mais cortado for, maior o contato com o ar. Isso faz com que parte dos antioxidantes se percam.
Mantenha as vitaminas: não bata os morangos por muito tempo no liquidificador, para obter mais benefícios.Beba logo ao fazer um sumo, tome-o assim que bater.

18 de março de 2012

Receita de Sopa de Cebola

Faça uma bela e nutritiva Sopa de Cebola! Aqui está a receita, muito simples!

Ingredientes:
5 cebolas médias, 2 batatas médias
2 dentes de alho, azeite, sal, coentros

Preparação:
Cozem-se 3 cebolas, as batatas e os alhos com uma pitada de sal.
Depois de cozido passa-se com o triturador até obter um creme macio.
As restantes 2 cebolas partem-se em tiras fininhas e juntam-se ao creme.
Deixa-se levantar fervura e junta-se um fio de azeite e um pé de coentros.
Serve-se com broa de milho.

Pode-se adicionar as cebolas que quiser uma vez que na sopa de cebola a cebola perde o sabor.

Propriedades Nutricionais da Meloa

Propriedades Nutricionais da Meloa


Este fruto de origem asiática, contém 1% de proteínas, 6,5% de hidratos de carbono, 0,7% de sais minerais e bastante água. Contem ainda vitaminas A, B1, B2, e C.
A meloa, assim como o melão, é um grande diurético e alcalinizante dos humores. Tem um efeito de limpeza do aparelho digestivo, pelo que é um alimento muito benéfico, mineralizador e energético.
Uma porção com 100 gramas proporciona mais de metade da dose recomendada de vitamina C e é uma
fonte privilegiada de betacarotenos. O seu sumo fornece ainda zinco, iodo potássio e ácido fólico.
Deve comer-se preferencialmente fora da refeição ou então no início, por fermentar muito rapidamente no
estômago. Além disso, a fibra ajuda a baixar os níveis de colesterol do sangue e a regular o apetite.
A vitamina C tem propriedades antioxidantes que ajuda a melhorar o sistema imunitário e a combater as
infecções. Os carotenos (pro-vitamina A) tem também propriedades antioxidantes, ajudam a melhorar a visão, protege as mucosas e a pele.
O melão e a meloa são alimentos muito bons para quem quer perder peso, visto terem um baixo valor energético, uma grande quantidade de água e fibra que ajuda a regular o apetite.

Se te interessas por coisas mais exóticas, vê aqui por exemplo a receita de Moamba de Macaco.

10 de março de 2012

Alimentos anti-agiogênese e combate ao cancro

Alimentos anti-agiogênese e combate ao cancro


Estes links falam sobre a angiogênese, algo que nos pode fazer viver de uma forma muito mais saudável ou até mesmo salvar-nos a vida. A agiogênese é o processo pelo qual os vasos sanguineos alimentam tumores e outras situações. Vamos por isso tentar matar o cancro à fome?

Video do médico a explicar o que é:

Mais informação sobre o tema:

Medicamentos que possuem inibidores de angiogênese (tudo natural)

Alimentos que possuem nutrientes anti-angiogênese


Fontes de anti-agiogênese 



Morangos
Lavender
Vinho tinto
Abóbora
Amoras
Salsa
chá verde
pepino do mar
Framboesas
Cerejas
Atum
Alho
Mirtilo
Noz moscada
Soja
Ginseng
Laranjas
Alcaçuz
Alcachofra
Uvas vermelhas
Azeite
Toranja
Açafrão das Indias
Cogumelo Maitake
Óleo de sementes de uva
Tomate
Limões
Maçãs
Ananás

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